O vice-presidente executivo do Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) prometeu esta Quarta-feira “todo o apoio” a São Tomé e Príncipe para convencer os empresários a investirem neste arquipélago africano lusófono.
“Prometemos apoiar as oportunidades de investimento com as soluções adequadas de financiamento, usando o vasto leque de produtos financeiros ao nosso dispor, desde mecanismos iniciais de apoio à preparação de projectos, ao próprio financiamento do projecto”, disse Kanayo Awan durante a sessão de abertura do fórum de investimento em São Tomé e Príncipe, que decorre em São Tomé.
O Afreximbank, prosseguiu, disponibilizará ainda “mecanismos de financiamento comercial, consultoria, informações sobre o mercado e apoio à operação dos projectos”.
Na intervenção feita a seguir à do primeiro-ministro, Patrice Trovoada, o banqueiro do Afreximbank, que coorganiza o fórum, sublinhou que o encontro é “uma oportunidade para apresentar investimentos de elevado retorno”, para serem identificados ali mesmo, “pedir o apoio do governo, seleccionar o parceiro e imediatamente começar a investir”.
Depois de apresentar boa parte dos produtos financeiros do Afreximbank que estão ao dispor dos países e das empresas que querem investir em África, diz a Lusa, Kanayo Awan exortou o chefe do governo a dar margem aos ministros para implementarem acordos e memorandos de entendimento para agilizar o processo de investimento.