O Banco Africano de Importação e Exportação (Afreximbank) assinou vários acordos avaliados em 5 mil milhões de dólares, que abrangem os sectores de transporte, logística, energias renováveis e transações financeiras e que visam apoiar iniciativas comerciais em África.
O acordo assinado recentemente, no segundo dia da Feira Intra-Africana que decorre em Durban, África do Sul, de 15 a 21 de Novembro de 2021, pretende também revitalizar as economias que foram drasticamente afectadas pela pandemia.
Até aqui o banco já criou vários mecanismos para facilitar o comércio entre os países africanos, como o Papss, o sistema pan-africano de pagamentos e liquidação que permite que os mesmos sejam feitos em moeda estrangeira local, entre outras medidas que facilitam o comércio.
A IATF 2021 organizada conjuntamente pelo Afreximbank, a União Africana (UA) e o secretariado do Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) é o grande palco do comércio intra-africano e abriu com a presença de 7 chefes de estado africanos, incluindo o anfitrião sul-africano Cyril Ramaphosa, o zimbabuense Emmerson Mnangagwa, o zambiano Hakainde Hichilema e o nigeriano Muhammadu Buhari.