A administração e colaboradores da BIOCOM, primeira empresa de Angola a produzir e a comercializar açúcar, etanol e energia eléctrica a partir da biomassa, foram surpreendidos no último fim de semana com um incêndio de dimensão relevante, que deflagrou na Fazenda Salto do Cavalo, província de Malanje.
Num comunicado que chegou à redacção da FORBES ÁFRCA LUSÓFONA, a administração da BIOCOM fala em prejuízos significativos por ter sido afectada a matéria-prima a ser colhida para tratamento e produção de açúcar, álcool e energia eléctrica limpa. Todos os meios disponíveis foram de imediato mobilizados e o incêndio foi extinto dez horas depois sem qualquer incidente.
“Tudo indica que este incêndio tenha sido provocado propositadamente devido à prática da caça, pelo que a administração da empresa, juntamente com as autoridades locais, estão a apurar as suas origens, por forma a que situações gravosas desta natureza não se repitam nas suas instalações e ou nas áreas envolventes, designadamente nas áreas de cultivo”. Confirma o comunicado.
Apesar deste contratempo, a BIOCOM mantém o compromisso de continuar a promover o desenvolvimento agroindustrial de Angola e de em tudo contribuir para a diversificação económica do país. Vai também intensificar as campanhas de comunicação local, apelando aos moradores das áreas envolventes para que não façam uso das práticas de atear fogo na mata como forma de caçar animais selvagens.