A ACT – Consultoria, nova empresa angolana centrada no apoio às organizações no diagnóstico empresarial e financeiro, quer assumir um papel relevante na transformação das empresas, gerando valor aos clientes, permitindo-lhes atingir resultados visíveis, qualificados e reconhecidos.
Em declarações à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, a mentora e directora da ACT – Consultoria, Anabela Teixeira, destacou que o projecto nasceu para colmatar a escassez de líderes no mercado angolano, primando pela valorização do capital humano e excelência corporativa.
“As empresas estão a perder o lado humano e os gestores, de um modo geral, estão mais preocupados com os resultados e não olham para as pessoas. Se nós investirmos bem nas pessoas, imediatamente, conseguiremos elevar as organizações”, explicou.
A empresa, que formalizou há dias o início das suas actividades, oferece vários serviços como o diagnóstico empresarial e financeiro, estudo do clima organizacional, adequação do modelo de governo societário, auditoria e compliance, gestão de projectos, plano de negócios e avaliação de riscos de IT, segurança e informação.
Sem avançar o valor investido neste projecto do sector financeiro, a também especialista em Finanças e Negócios e Compliance Officer, garantiu que estão preparados para apoiar as empresas no desenvolvimento dos seus processos e dos profissionais.
Ainda de acordo com a gestora, há necessidade de se potenciar as empresas de uma forte cultura de ética e rigor, visto que muitas delas perdem a sua cultura e identidade corporativa no momento do crescimento.
“Fruto da minha trajectória profissional, tive sempre um contacto próximo com inúmeras pessoas e notei que, por mais boa vontade que tinham, muitas delas não conseguiam alcançar a excelência no trabalho, há gestores que apresentavam deficiências em matérias de liderança e rigor na materialização dos processos definidos”.
Para além do ramo da consultoria empresarial, a ACT – Consultoria está focada no desenvolvimento e capacitação do capital humano, através da sua área, denominada Academia do Ser – Excelência do Ser, com o objectivo de tornar as pessoas mais competitivas e comprometidas em gerar resultados para si e para as áreas em que actuam.
Anabela Teixeira começou a sua carreira em 1991, no Banco de Comércio e Indústria (BCI), primeira instituição de banca comercial em Angola, tendo passado também pelo Banco Angolano de Investimentos (BAI), onde foi uma das fundadoras, e pelo Banco Espírito Santo Angola (BESA)