A Região Autónoma do Príncipe e os Açores comprometem-se a fortalecer a cooperação em áreas estratégicas como educação, ambiente e finanças. O compromisso foi anunciado após uma reunião entre os líderes dos governos das duas ilhas, realizada na capital são-tomense.
Artur Lima, vice-presidente do Governo Regional dos Açores, sublinhou a vontade de estreitar os laços institucionais e de amizade, afirmando: “Queremos apostar em diversas áreas como a educação, tecnologia e finanças. Não é um plano de interesse, mas de concretizações”. Lima também anunciou que convidará Filipe Nascimento, presidente do Governo Regional do Príncipe, a visitar os Açores para consolidar a parceria.
Nascimento destacou os desafios semelhantes das duas regiões, registando o apoio dos Açores em 2008 na revisão do estatuto político-administrativo do Príncipe. Referiu ainda o interesse em aprender com a experiência açoriana na definição de áreas marinhas protegidas, gestão de recursos hídricos e concretização de uma lei de finanças regionais, ainda inexistente no Príncipe.
Segundo a Lusa, os Açores também planeiam participar nas celebrações dos 30 anos de Autonomia do Príncipe, a ocorrer no próximo ano.
Artur Lima esteve em São Tomé para apresentar o programa ‘Interreg Mac 2021-2027’, com financiamento de 200 milhões de euros da União Europeia, que visa apoiar regiões ultraperiféricas e países convidados como São Tomé e Príncipe. Foram aprovados 15 projectos no país, abrangendo áreas como economia verde, economia azul, tecnologia e segurança marítima.
Luís da Silva, embaixador de Portugal em São Tomé, destacou o papel da União Europeia como aliada no desenvolvimento sustentável. Já Ginésio da Mata, ministro das Finanças são-tomense, mostrou-se confiante no impacto positivo dos projetos até 2027, agradecendo o compromisso das entidades envolvidas.
A cooperação reforçada entre os Açores e o Príncipe promove o desenvolvimento mútuo e o enfrentamento de desafios com soluções comuns sustentáveis.