O banco nigeriano Access Bank já é dono de 51% do capital do Finibanco Angola, mas o plano estratégico é reforçar a participação para mais de 80%. Depois de ter obtido “luz verde” do Banco Nacional de Angola para comprar as acções detidas pelo Montepio Holding, a instituição bancária nigeriana já conta com o acordo de accionistas minoritários do Finibanco para avançar com o reforço da posição.
De acordo com uma nota do Access Bank a que a FORBES África Lusófona teve acesso, “o banco celebrou ainda acordos com accionistas minoritários do Finibanco Angola S.A. que manifestaram interesse em vender as suas acções simultaneamente e visam atingir uma participação total superior a 80% no Finibanco Angola S.A. na conclusão da transação”.
Na mesma nota, o CEO da Access Holdings, Herbert Wigwe, salienta que “temos o prazer de estar bem posicionados para ingressar na selecta liga de bancos que fornecem serviços financeiros de alto valor para empresas de alto crescimento e ao crescente setor de consumo em Angola”. Herbert Wigwe destaca que “o Banco traz muito valor acrescentado e experiência que funcionará como um catalisador positivo para fomentar uma maior inovação e promover o aprofundamento do sector financeiro em Angola, complementando, ao mesmo tempo, os nossos objectivos estratégicos de crescimento na região mais alargada da SADC.”
A operação entre o Access Bank e a Montepio Holdings SGPS, S.A. para a aquisição dos 51% do Finibanco foi anunciada em Outubro de 2022. Tal como a Forbes África Lusófona tinha avançado o negócio estava pendente das aprovações regulatórias na Nigéria e em Angola, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2023, o que acabou por acontecer.
Na altura do anúncio, Herbert Wigwe referiu em exclusivo à FORBES África Lusófona que “Angola representa uma oportunidade para os nossos accionistas participarem no que acreditamos que irá gerar um valor mais forte à medida que África vai emergindo. Continuamos comprometidos em fazer esses investimentos disciplinados e bem estruturados para criar uma plataforma forte e holística que será competitiva, diversificada e atraente nos próximos anos”
O Access Bank tem uma rede de mais de 700 balcões e postos de atendimento em três continentes, contando com 45 milhões de clientes e 28 mil trabalhadores na Nigéria. O banco detém ainda subsidiárias na África Subsariana e no Reino Unido, a que se soma uma filial no Dubai e escritórios de representação na China, Líbano e Índia.
O Finibanco Angola S.A. é um banco comercial com mais de 20 sucursais e cerca de 300 milhões de dólares de activos totais que opera em Angola desde 2008.