Os 25% das acções do Banco Caixa Geral de Angola (BCGA) que estão a ser negociados na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) vão render ao Estado Angolano, detentor das mesmas através da Sonangol E.P (24%) e a Sonangol Holdings (1%), mais de 20 mil milhões de kwanzas (46 milhões de dólares).
A informação sobre o valor a ser arrecadado através da Oferta Pública de Venda das acções ordinárias do BCGA consta de um comunicado da Bodiva, a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, que dá ainda conta da fixação do preço das acções em 5 mil kwanzas para o público em geral, órgãos sociais e trabalhadores, e 3.399 kwanzas para os accionistas angolanos.
“A procura pelas acções do BCGA ultrapassaram a oferta em 142.02%, tendo sido considerados, nos termos do prospecto, as ordens de compra com o preço unitário final da oferta e contemplados 693 dos 706 subscritores”, adianta o comunicado.
A Bodiva informa, igualmente, que dos investidores contemplados, 600 corresponderam ao público geral, 91 aos trabalhadores e órgãos sociais e dois aos accionistas angolanos.
No próximo dia 29 deste mês serão admitidas à negociação no Mercado de Bolsa de Acções (MBA) a totalidade das acções ordinárias representativas do capital social do BCGA, podendo qualquer investidor vender ou comprar por via de um intermediário financeiro, membro da Bodiva, segundo o documento.