Os voluntários da SIM – Solidariedade Internacional a Moçambique distribuíram, na Província de Cabo Delgado, kits individuais com esteiras, capulanas, barras de sabão e baldes de 30 litros para transportar água potável.
A acção no distrito de Ancuabe abrangeu o Posto Administrativo de Mesa, Centros de Deslocados de Nanjua/Marokani. De acordo com o comunicado da SIM a que a FORBES teve acesso, estes centros de reassentamento acolhem homens, mulheres e crianças que rumam em direcção à costa, em fuga das zonas afectadas pelo terrorismo jihadista. “O nosso objectivo é ajudar a garantir um mínimo de higiene e conforto numa situação desesperada”, defende a ONG portuguesa no mesmo comunicado.
A viabilidade desta acção contou com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Cascais, que doou cinco mil euros e de um grupo de portugueses que contribuíram com os três mil euros adiccionais necessários para a aquisição de um total de mil kits.
No terreno, a organização contou ainda com a parceria logística de um grupo de empresários de Pemba, como a FRUTICAD, o Grupo Osman Yacub, a Sethy, Lda. e membros solidários do Núcleo do Sporting Clube de Portugal nesta cidade moçambicana.
Durante a distribuição dos kits mais de 200 crianças receberam bolachas, sumos, chupa-chupas e batatas fritas.
Desde 2017 que grupos armados aterrorizam Cabo Delgado, sendo que alguns dos ataques são reclamados pelo grupo jihadista Estado Islâmico, numa onda de violência que já provocou mais de 2.500 mortes e mais de 714 mil deslocados de acordo com o Governo moçambicano. Os ataques já estão a ter impacto na economia do país. Por exemplo, a petrolífera francesa Total decidiu abandonar a construção do projecto de gás “por motivos de força maior”, cujo início de produção estava previsto para 2024.
Neste projecto estão depositadas muitas das expectativas de crescimento económico de Moçambique na próxima década. A portuguesa Galp Energia também já anunciou que irá colocar os investimentos no país em standby até que as autoridades garantam as condições de segurança.