O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou que está aberta, até ao dia 14 de Março do ano em curso, a apresentação de candidaturas para o ingresso na terceira turma da incubadora Fintech/Insurtech do Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamentos (LISPA).
A incubadora do LISPA prevê a pré-selecção das 20 melhores soluções de Fintech/Insurtech que participarão de um Bootcamp intensivo, em que os participantes recebem preparação para realizarem uma apresentação diante de um júri que determinará os dez finalistas para um programa de aceleração que terá uma duração aproximada de dez meses.
Em comunicado, o banco central avançam que a iniciativa do LISPA tem em vista inovar, potencializar a oferta de produtos e serviços financeiros diversificados ao consumidor, salvaguardar a gestão de riscos, a fim de impulsionar a inclusão financeira e social.
O programa do LISPA, que tem como objectivo promover o crescimento económico, é desenvolvido pelo Banco Nacional de Angola, em parceria com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. O que se pretende com a iniciativa, lê-se numa nota do banco central, é alcançar maior inclusão económica, através do estímulo e inovação de serviços financeiros digitais acessíveis para toda população.
No seu website, o órgão regulador do mercado bancário e financeiro refere que, há já algum tempo, tem vindo a procurar uma maior inclusão digital na economia nacional, apoiando-se na implementação de novos serviços de pagamento online e no aprimoramento de outros já existentes.
O LISPA é um programa de apoio às áreas de inovação, FinTech e InsurTech, que abrangem os diferentes estados de maturidade dos empreendedores e dos seus projectos, oferecendo as mais diversas soluções alternativas aos serviços convencionais dos bancos, como cartão de crédito, conta digital a partir de um telemóvel, sem a necessidade de se dirigir à uma agência ou correctora.