O filme de coprodução portuguesa “A Viagem de Pedro” venceu, na semana passada, três galardões do Grande Prémio do Cinema Brasileiro, no qual estavam ainda nomeados a coprodução portuguesa “Paloma” e “Restos do Vento”, de Tiago Guedes.
Outro filme, da realizadora brasileira Lais Bodanzky, coproduzido pela portuguesa O Som e a Fúria, venceu a Melhor Direcção de Arte (Adrian Cooper), Melhor Figurino (Marjorie Gueller, Joana Porto e Patrícia Dória) e Melhor Maquilhagem (Tayce Vale e Blue).
O filme que imagina a travessia atlântica de Pedro I, imperador do Brasil (Pedro IV de Portugal), em 1831, abdicando do trono brasileiro rumo a Portugal para enfrentar o irmão, Miguel I, contava com dez nomeações dos prémios da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.
“A viagem de Pedro” foi rodado no Brasil e em Portugal e é protagonizado por Cauã Reymond, contando ainda com as interpretações de Victoria Guerra, Luise Heyer, Francis Magee, Isabél Zuaa, Rita Wainer, Welket Bungué, entre outros.
No entanto, o grande vencedor acabou por ser “Marte Um”, uma produção da Filmes de Plásticos, que recebeu o prémio de melhor longa-metragem de ficção e em mais sete categorias, incluindo direcção, fotografia, roteiro original, montagem e som, avança a Lusa.