A primeira start-up de finanças em Angola e que já caminha para uma grande empresa, nasceu da ousadia e do espírito empreendedor de um jovem angolano, no bairro Gamek à direita, em Luanda, tendo como capital de arranque apenas 10 mil kwanzas.
Trata-se da Xtagiarious Finance, fundada em 2013 por Edson de Oliveira, e que hoje emprega directamente 128 jovens e outros 30 de forma indirecta e vale mais de 4 mil milhões de kwanzas.
O empreendedor, de 31 anos de idade, diz à FORBES que a start-up é resultado da combinação de vontade, dedicação e esforços. Segundo conta, tudo começou há oito anos, quando reuniu quatro amigos, investiu os únicos 10 mil kwanzas que tinha e juntos criaram uma revista digital que, dentre vários assuntos, abordava temas ligados à moda, hip hop e negócios.
O projecto corria na perfeição e num curto espaço de tempo o grupo de jovens decidiu ir mais além, começando a empreender na área de eventos, designer, desfiles de moda, agenciamento de músicos e na prestação de serviços ao sector financeiro.
Determinado, Edson de Oliveira, seguiu em frente com o sonho de multiplicar o seu negócio, gerar empregos e oferecer soluções inovadoras para o mercado nacional. Abriu a sua base de serviço no Zango III, onde se encontra actualmente instalada a Xtagiarious Finance.
Edson explica que os clientes que aplicam o seu capital na Xtagiarious Finance ganham 10 a 15% de rendimento mensal durante quatro meses, sendo que o quinto mês é o período de carência e no sexto recebem de volta o valor aplicado inicialmente. “Temos a melhor taxa de rendimento do mercado. Os bancos têm feito muito pelo sector financeiro e não só. A diferença está na taxa praticada no “Rende +” – um dos principais produtos que temos, no prazo, nos juros de mora de 1% ao dia e na multiplicação exponencial de activos”, refere.
O produto “Rende +” é um pacote de investimento que qualquer pessoa pode fazer, sob gestão da Xtagiarious Finance, baseado numa aplicação ou injecção de capital, com um mínimo de 100 mil Kwanzas e máximo de 2 milhões de Kwanzas por carteira.
Uma carteira diversificada
O empreendedor avança que a aposta na diversidade de serviços da Xtagiarious tem sido prioridade na carteira de negócios. Actualmente a start-up tem disponível no mercado uma carteira diversificada de serviços que abrange vários sectores, tais como o do agronegócio, tecnologias, lubrificantes, saúde, gestão de empresas, pescas e transportes.
Nos próximos tempos, está prevista a instalação no Zango de uma rede de caixas electrónicos, com o nome da empresa, e a abertura de um centro de oncologia pertencente a empresa, cujo valor do investimento não foi revelado.
Segundo o CEO da Xtagiarious, em 2020 a empresa arrecadava de investimentos de clientes entre 3 a 4 milhões de kwanzas por dia. “Na Xtagiarious os clientes investem o valor que pretendem e nós temos a missão de multiplicar o valor dos seus investimentos. Até agora temos conseguido bons resultados”, garante.
Apesar da crise provocada pela pandemia da Covid-19, Edson de Oliveira garante que 2020 foi um ano positivo para a empresa. No ano passado, sustenta, a start-up conseguiu antecipar a concretização de alguns objectivos, projectados inicialmente para serem realizados dentro de três anos. “Registamos um crescimento brutal em 2020. Houve meses que conseguimos fechar com mais de 100 milhões de Kwanzas, porque “a crise é enorme mas a responsabilidade é maior”, revela.