A LAR – Lobito Atlantic Railway, empresa concessionária do Corredor do Lobito, anunciou esta Quinta-feira, 22, que o primeiro carregamento de cobre com destino aos Estados Unidos partiu esta semana do Porto do Lobito, carregado no navio porta-contentores MSC SAMU.
O carregamento acontece depois de já terem sido feitos outros envios de cobre para portos na Europa e no Extremo Oriente desde que a LAR assumiu a concessão do Corredor do Lobito, em Janeiro deste ano.
A carga de cátodos de cobre com destino a Baltimore, segundo uma nota, chegou ao Lobito no dia 19 de Agosto num comboio operado pela LAR, a partir de Kolwezi, seis dias depois de ter sido despachada, numa clara demonstração do quanto eficiente é o transporte de minerais para o mercado internacional através do Corredor do Lobito.
Segundo o Presidente do conselho de administração da LAR, Francisco Franca, este embarque evidencia a crescente oferta de serviços por parte das companhias marítimas internacionais ao Porto do Lobito, facto que vai alavancar o desenvolvimento crescente das nossas operações e dos envios regulares de matérias-primas para a Europa e América.
Recorde-se que, nos próximos anos, LAR – Lobito Atlantic Railway, prevê investir cerca de 450 milhões de dólares, provenientes de um financiamento da Cooperação Financeira para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (DFC), que se encontra em fase final de validação, para o incremento da modernização e da eficácia do Corredor do Lobito.
A concessionária explica que já deu início ao plano de investimentos com a compra de material circulante e com o arranque dos trabalhos de manutenção da linha existente, tendo mais de 300 trabalhadores no terreno focados nas operações de manutenção e melhoria da linha.