Ir aos terminais das empresas de transporte poderá vir a ser passado em Angola. Com o lançamento da app Nawabus, os passageiros têm a possibilidade de escolher o local de embarque e desembarque e localizar o autocarro a partir de smartphone ou computador, e os horários mais convenientes para a sua viagem sem a necessidade de sair de casa.
A ideia de criar uma plataforma do género surgiu em 2018, quando o jovem Tecoa Pedro percorreu cerca de 20 quilómetros para tentar encontrar um autocarro com destino a Benguela. Daí em diante, o jovem iniciou várias pesquisas para ver de perto como é que funcionam as operadoras de transporte e plataformas que operam neste sector em Angola e noutros países.
Assim nasceu a app que se encontra em fase experimental, mas já foi finalista e recebeu recentemente o prémio de inovação no concurso Unitel Go Challenge.
“Receber o prémio Inovação foi uma surpresa muito boa e incentivadora, pois demonstra que estamos no caminho certo. Agradecemos à Unitel pela iniciativa que agrega valor ao mercado e por conectar start-ups que com o desenvolvimento de suas soluções trarão benefícios futuros à sociedade”.
O CEO da Nawabus, Tecoa Pedro, refere em exclusivo à FORBES que a Nawabus opera no mercado nacional em fase experimental desde Junho do ano em curso, e prevê o lançamento oficial em Janeiro do próximo ano.
O empreendedor ressalta que o feedback dos consumidores tem sido muito positivo, tendo em conta que um dos objectivos da plataforma é melhorar a experiência dos passageiros.
Tecoa Pedro, com os olhos na internacionalização, revela que, para além da criação de vários postos de trabalho, quer que a app se torne numa referência no sector que actua a nível do continente.
Para o efeito, pretende dar início ao processo de expansão em 2021, com a entrada no mercado namibiano, onde a Nawabus, segundo garante Tecoa Pedro, já conta com a parceira de uma transportadora local.
Refere ainda que as reservas devem ser feitas com até 48 horas de antecedência, e podem ser efectuadas via telefone, postos de vendas, pelo aplicativo ou ainda pelo website.
Neste momento, a plataforma Nawabus integra quatro operadoras angolanas de transporte e mais de 20 agentes entre cantinas e quiosques.
Em relação ao pagamento, acrescenta que este é feito pela carteira digital AKI e em numerário a partir dos agentes. Por outra, assegura que a empresa trabalha para concluir outras modalidades de pagamentos, quer por referência através da rede Multicaixa, quer através do Multicaixa Express.
“Estamos a concluir o processo de integração dos pagamentos por referência na rede Multicaixa e Multicaixa Express. Também será feita a integração com a carteira dos bancos e outras novas mobilidades de mobile payment que poderão entrar no mercado”, garante.