Um total de 150 funcionários públicos em Moçambique beneficiaram de uma formação da gigante tecnológica chinesa Huawei Technologies, na área de tecnologias de informação e comunicação (TIC), de acordo com o Departamento de Assuntos Africanos do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, em nota distribuída à imprensa.
A cerimónia de conclusão da formação decorreu recentemente e contou com as presenças do embaixador da China em Moçambique, Wang Hejun, do director-executivo da Huawei para aquele país do Índico e Angola, Chu Xiaoxin, bem como do secretário permanente do Ministério moçambicano da Economia e Finanças, Domingos Lambo.
A formação, de acordo com Domingos Lambo, citado num comunicado publicado em uma rede social da chinesa Weibo, ajudou não apenas a formar talentos no campo da economia digital em Moçambique, mas também a criar uma plataforma para o intercâmbio de conhecimento tecnológico com a China.
“A Huawei tem, por várias ocasiões, dado formação a funcionários públicos em Moçambique, reflectindo o empenho do grupo chinês na localização de talentos”, disse Wang Hejun, diplomata chinês acreditado em Moçambique.
A cooperação entre a China e Moçambique na área das TIC e na economia digital está a crescer e tem enorme potencial, acrescentou o diplomata na nota.