A centralidade de Cabinda um projecto desenvolvido e construído pela Kora – subsidiária do Grupo Mitrelli foi oficialmente inaugurado esta Quinta-feira, 31, anunciou a instituição em comunicado.
De acordo com um comunicado enviado á Forbes África Lusófona, o projecto, da responsabilidade do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, compreende um total de 2.940 unidades habitacionais de tipologia T3 e 180 lojas e, nesta primeira fase, estão já concluídas e disponíveis 470 habitações e 72 lojas.
“Este é um projecto de extrema importância para a população de Cabinda, que vai proporcionar um conjunto de comodidades e infra-estruturas aos seus residentes. Estou certo de que a centralidade de cabinda se vai tornar numa comunidade vibrante e próspera, proporcionando aos seus residentes uma elevada qualidade de vida e um leque de oportunidades de crescimento e desenvolvimento”, afirma Henrique Costa, director-geral da Kora, citada na nota.
Segundo ainda a nota, a centralidade vai proporcionar aos beneficiários um posto de atendimento para a entrega dos imóveis. Com vista a garantir uma assistência inicial aos beneficiários, será também disponibilizada uma linha de atendimento, 24 horas por dia, todos os dias, através de chamada telefónica para o número 923 166 740.
“As primeiras 470 habitações vão permitir dar resposta a aproximadamente 3.300 pessoas, sendo que após concluído todo o projecto, são esperados perto de 21.000 habitantes. Já as lojas, com 34 metros quadrados, poderão ser adquiridas por empresários e empreendedore”, lê-se no documento.
Conforme diz a nota, ao nível dos equipamentos sociais, nesta primeira fase, estão já concluídos um Posto de Polícia, um Centro de Saúde e uma Escola Primária com 24 salas. Até à conclusão do projecto serão ainda construídos mais uma Escola Primária com 24 salas, dois Jardins de Infância com nove salas.
Estiveram presentes na inauguração a ministra de Estado para a Integração Social, Dalva Ringote, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, o secretário de Estado do Urbanismo e Habitação, Manuel Canguezeze, a governadora da província de Cabinda, Mara Baptista Quiosa, vice-governadores da província, o presidente do Conselho Executivo do Fundo de Fomento de Habitação (FFH) e o director-geral adjunto do Instituto Nacional da Habitação (INH), assim como Rodrigo Manso, director-geral do Grupo Mitrelli para Angola, e Henrique Costa, director-geral da Kora.