O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde vai financiar com pelo menos 50,7 mil dólares um total de 22 projectos de cinema e audiovisual, anunciou o Governo.
O financiamento é atribuído através do Núcleo Nacional de Cinema e Audiovisual (NuNaC), que recebeu 35 candidaturas, no âmbito do primeiro edital de 2023, cujas candidaturas decorreram entre Abril e Maio.
De acordo com um comunicado de imprensa, publicado no website do Governo do arquipélago e consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, dos 35 projectos apresentados, 13 estavam enquadrados no quadro do Programa de Apoio aos Jovens Talentos e às Primeiras Obras, 21 no Programa de Apoio à Produção e um no Programa de Apoio à Internacionalização (área que não faz parte deste presente edital), nas tipologias longa-metragem, curta-metragem, filme documentário, filme de animação, série televisiva e publireportagem.
O edital foi lançado no dia 24 de Abril e encerrado a 24 de Maio de 2023, seguindo critérios de candidatura próprios, com foco em duas categorias, um Programa de Apoio aos Jovens Talentos e às Primeiras Obras e dois Programa de Apoio à Produção.
O edital NUNAC visa incentivar o sector do cinema e do audiovisual no país, promovendo a descentralização da execução dos projectos e a democratização no acesso aos recursos disponibilizados pelo Governo de Cabo Verde.