A segunda edição do Angola Start-up Summit 2023 vai decorrer de 27 a 29 de Abril no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), em Luanda, numa iniciativa do Ministério da Economia e Planeamento.
O evento, que irá decorrer sobe o lema “inovação e tecnologia como vector de imersão das start-ups em Angola”, tem como o objectivo manter e fomentar o surgimento de novas start-ups, através da troca de experiências, realização de negócios, bem como cooperação com instituições universitárias, potenciais investidores, aceleradoras e incubadoras,
De acordo com o director nacional para Economia e Fomento Empresarial, Nédio dos Santos, que anunciou o facto, durante o habitual briefing bissemanal, o certame trará duas novidades.
“Trata-se de dois prémios especiais. No primeiro, os cerca de 200 participantes, entre nacionais e estrangeiras, serão desafiadas a encontrar uma solução tecnológica para a problemática do parqueamento em Luanda e a segunda novidade desafia os empreendedores a criarem uma solução que permita, por via de um código QR, aos clientes dos restaurantes terem acesso ao menu, seleccionar o prato da sua preferência e efectuarem o respectivo pagamento”, explicou.
Os prémios desta edição, segundo Nédio dos Santos, estão avaliados em 19,6 mil dólares, com a possibilidade de obter um investimento do Fundo Activo de Capital de Risco de Angola (FACRA).
Estes prémios, completou, não invalidam as distinções da organização que conta com diferentes categorias e com o “grande Prémio Ocavango, inspirado no majestoso rio que banha o sudeste de Angola, feito de curvas que representam a capacidade da água contornar os seus obstáculos ao longo do seu percurso, assim como ultrapassa a fronteira nacional, numa analogia aos projectos dos empreenderes angolanos, que devem ser resilientes às dificuldades a ponto de chegarem aos mercados externos”.