Com objectivo de estimular o interesse dos estudantes pela aprendizagem da língua portuguesa, bem como premiar aqueles com o melhor desempenho, o departamento de português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau (UM), realizou o 19.º Concurso de Eloquência de Língua Portuguesa, com a participação de dezenas de concorrentes, dos quais apenas três saíram vencedores.
Subordinado ao tema “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, o concurso anual, contou com a participação de estudantes da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST), do Instituto Politécnico de Macau (IPM) e da Universidade de Macau (UM).
A final foi disputada por 13 participantes que fizeram uma apresentação pública dos discursos perante espectadores e o júri.
Entre os vencedores consta, Che Chong Hei, da Universidade de Macau que ganhou o primeiro lugar, Yang Hou Pan, também da UM, ficou em segundo lugar, enquanto a terceira posição coube a Chen Wangying, do Instituto Politécnico de Macau (IPM). Quanto a menção honrosa, o júri atribuiu a He Yijia, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST).
Che Chong Hei, vencedor do concurso, é estudante da licenciatura em Direito e falante de cantonês, Che Chong Hei estuda português há três anos e disse ter ficado “surpreendido por ter vencido” o 19.º Concurso de Eloquência de Língua Portuguesa, indicando que a sua língua materna é o cantonense. Considerou que o português vai ser importante no seu futuro, já que é uma língua “necessária para a prática como advogado”.
Por sua vez, o professor de Português da Universidade de Macau, José Lino Pascoal disse em entrevista à Lusa que “Este concurso pode promover o intercâmbio cultural”, acrescentando que “num futuro próximo, haverá mais chineses a aprender português”.
Fonte: Lusa