Moçambique exportou quase 6 milhões de dólares para a Índia, nos últimos cinco anos, cerca de 15% do volume total de exportações, informou esta semana o ministro da Indústria e Comércio do país africano, destacando Nova Deli como o terceiro maior parceiro estratégico.
“A nossa balança comercial regista, nos últimos cinco anos, a Índia como um parceiro estratégico de Moçambique, o terceiro maior parceiro a nível das exportações, num total 5,8 milhões de dólares, com um crescimento de 5%, correspondente a 15% do volume total das exportações”, declarou Silvino Augusto José Moreno.
Aquele responsável falava por via digital durante a abertura da Feira de Exposição Moçambique – Índia, um evento de dois dias e que terminou nesta Quarta-feira, 26, juntando empresários dos dois países na capital moçambicana, Maputo, que debateram as estratégias de investimentos.
Para o ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, as boas relações que existem entre os dois países abrem espaço para materialização das inúmeras oportunidades, destacando a presença crescente de empresas de grande dimensão da Índia na área dos recursos minerais e da saúde.
“A capacidade competitiva, empreendedora e diversificada que a Índia dispõe a nível de capital, tecnologia, experiência e parceria, faz da mesma um parceiro privilegiado de Moçambique”, acrescentou o governante, citado pela Lusa.